fbpx Conferência “Mission Restore our Ocean and Waters” decorreu na Universidade de Lisboa | ULisboa

Share  Conferência “Mission Restore our Ocean and Waters” decorreu na Universidade de Lisboa

No dia 22 de março, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa acolheu a conferência “Mission Restore our Ocean and Waters” do projeto Unite!WIDENING. Um projeto iniciado em janeiro de 2024 que foi concebido para ser integrado no ecossistema da Aliança de Universidades Europeias Unite!.

Um dos objetivos específicos do projeto Unite!WIDENING consiste em fortalecer a competitividade global e a visibilidade internacional das Universidades que o integram, criando massa crítica em áreas-chave como a transição verde, a digitalização e as áreas de Missão do Horizonte Europa.

Na conferência, aberta ao público, “Mission Restore our Ocean and Waters”, que decorreu no Instituto Superior Técnico, as principais ideias debatidas destacaram a importância da Economia Azul para o contexto socioeconómico de Portugal, bem como a necessidade do reforço da investigação colaborativa em áreas como monitorização de ecossistemas marinhos e zonas costeiras; alterações climáticas no oceano e seus impactos; exploração marínha; robótica; economia naval; combate aos poluentes nas zonas interiores e costeiras; impacto no abastecimento de água e na escassez de água.

O papel das universidades e de outros parceiros na inovação é considerado estratégico, juntamente com os esforços conjuntos entre todas as partes interessadas privadas e públicas neste domínio. O oceano e a Economia Azul são áreas chave do PT2030 e, sem dúvida, surgirão oportunidades conjuntas de investigação e inovação. Além disso, foi enfatizado o papel de Portugal na abordagem de grandes parcerias europeias, como a rede Ocean Clusters.

Para identificar as principais áreas de RD&I (Research, Development & Innovation) o projeto Unite!WIDENING analisa políticas e documentos relevantes a nível da UE, como as 5 Missões da UE Horizonte 2030 (em particular Mission Cities, Mission Adaptation e Mission Ocean) entre outros. Desta análise resultará a identificação dos pontos fortes e das necessidades dos países em expansão na transição verde, reforçada pela identificação de áreas de RD&I de interesse para projetos de investigação comuns.

A Missão da UE “Restore our Ocean and Waters” para 2030 visa proteger e recuperar a sustentabilidade dos nossos oceanos e águas através da investigação e inovação, da participação dos nossos cidadãos e de investimentos na economia azul. A nova abordagem sistémica da Missão aborda o oceano e as águas como um todo, desempenhando um papel fundamental na conquista da neutralidade climática e da recuperação da natureza e tem como objetivos:

• Proteger e recuperar os ecossistemas marinhos / água doce e a biodiversidade, em conformidade com a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030;
  • Prevenir e eliminar a poluição dos nossos oceanos, mares e águas, em conformidade com o Plano de Ação da UE para a Poluição Zero do Ar, da Água e do Solo;
  • Tornar a economia azul sustentável neutra em carbono e circular, em conformidade com a proposta da Lei Europeia do Clima e a visão holística consagrada na Estratégia para a Economia Azul Sustentável.

Ainda no âmbito do  projeto Unite!Widening serão organizadas mais duas Conferências, a primeira no decorrer do mês de maio, em Itália no Politecnico di Torino sobre a EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities e, a segunda no mês de junho na Polónia, na Politechnika Wrocławska versando a EU Mission: Adaptation to Climate Change.

NOTÍCIAS DA ULISBOA

SUBSCREVER