fbpx Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa | ULisboa

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

Bolsas de Doutoramento PRISC ULisboa

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

A ULisboa irá atribuir, ao abrigo do protocolo de parceria existente entre a FCT e a ULisboa, 30 bolsas de doutoramento, designadamente no âmbito da European University Unite!

Share Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

A Universidade de Lisboa (ULisboa) integra a rede University Network for Innovation, Technology and Engineering (Unite!), juntamente com a Technical University of Darmstadt (Alemanha), Aalto University (Finlândia), KTH - Royal Institute of Technology (Suécia), Grenoble Institute of Technology (França), Politecnico di Torino (Itália), Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), Graz University of Technology (Áustria) e Wroclaw University of Science and Technology (Polónia). A ULisboa e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram um protocolo de parceria para a atribuição de bolsas de doutoramento nas áreas prioritárias de intervenção da Unite!

A ULisboa atribuirá um total de 30 bolsas, nomeadamente 15 em 2023 e 15 em 2024, em três áreas prioritárias (apesar de não serem excluídas outras áreas):

  • Armazenamento e Conversão de Energia (energia fotovoltaica, eólica, baterias, hidrogénio) (8-10 bolsas de estudo)
  • Inteligência Artificial (8-10 bolsas de estudo)
  • Indústria 4.0 (8-10 bolsas de estudo)

Implementação

  1. Envio dos tópicos dos projetos de doutoramento
    Um potencial orientador de uma das Escolas da ULisboa deverá preparar uma proposta (composta por 3 slides sem animação) em colaboração com um co-orientador de um parceiro Unite! e com a eventual cooperação de parceiros industriais.

    Por favor, preencher o formulário.
    Por favor, enviar propostas em Energia (Fátima Montemor, Carlos Silva); Inteligência Artificial (Ana Paiva); ou Indústria 4.0 (Paulo Peças)
    Mais informação: ULisboa KLO

  2. Seleção dos tópicos dos projetos de doutoramento com base nas propostas recebidas
    Os tópicos dos projetos de doutoramento serão selecionados entre as várias propostas recebidas. Será dada prioridade a propostas envolvendo parceiros Unite! que disponibilizem também financiamento para outras bolsas (através de projetos ou outro tipo de instrumento), para além das disponibilizadas pela ULisboa.
     
  3. Concursos oficiais para atribuição de bolsas de doutoramento
    Os estudantes poderão candidatar-se a uma bolsa de estudo num projecto selecionado. Cada concurso para a atribuição de bolsas de doutoramento será aberto em conformidade com os regulamentos da ULisboa e da FCT e especificará os respetivos tópicos dos projetos, assim como o júri de avaliação.
     
  4. Seleção dos candidatos para as bolsas de doutoramento
    Os candidatos às bolsas de doutoramento serão selecionados pelo júri de avaliação de cada concurso.
     
  5. Matrículas e início do ano académico
    Os candidatos selecionados inscrever-se-ão num programa de doutoramento disponibilizado pelas Escolas da ULisboa e iniciarão o respetivo ano académico.

 

Calendário

Envio dos tópicos dos projetos de doutoramento: até 17 de março de 2023
Seleção de tópicos dos projetos de doutoramento: até 27 de abril de 2023
Concursos oficiais de bolsas de doutoramento nos projetos selecionados: 1º concurso – até 21 de agosto de 2023; 2º concurso – até 31 de dezembro de 2023
Avaliação e seleção dos candidatos: 1º concurso – Setembro de 2023; 2º concurso – janeiro de 2024

Candidaturas

Candidaturas abertas (aviso EURAXESS, aviso ULisboa): até 31 de dezembro de 2023
As candidaturas devem ser submetidas para candidaturas.rh@reitoria.ulisboa.pt