fbpx ULisboa | Universidade de Lisboa

Colégio de Química

Bem-Vindo ao Colégio de Química

O Colégio de Química da ULisboa (CQUL) congrega docentes e investigadores das várias Escolas da Universidade de Lisboa (ULisboa) com atividade em Química, contribuindo para a coesão e o melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais da Universidade no âmbito do ensino e da investigação.

O Colégio procurará articular as múltiplas competências na área da Química existentes na ULisboa criando uma nova dinâmica inter-Escolas que conduza à multiplicação de iniciativas conjuntas e inovadoras a nível de programas doutorais, projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico, etc., podendo dar um contributo importante para tornar ainda mais competitiva uma área com uma longa tradição na ULisboa e de reconhecido mérito internacional. Espera-se desse modo consolidar a posição de referência da ULisboa na área da Química a nível nacional e ampliar também o seu papel em consórcios internacionais.

A proposta de criação do Colégio foi elaborada por uma comissão que integrou docentes das Faculdades de Ciências (FC), de Farmácia (FF), de Medicina (FM) e de Motricidade Humana (FMH), do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e do Instituto Superior Técnico (IST).

Colégio de Química
No passado dia 17 de julho o Colégio de Quimica elegeu o Professor Mário Berberan e Santos como novo presidente.
Share Tomada de posse do novo presidente do Colégio de Química
Professor Armando Pombeiro premiado pela Sociedade Francesa de Química
O “Prix Franco-Portugais” foi, recentemente, atribuído ao professor Armando Pombeiro, docente e investigador do Instituto Superior Técnico .
Share Professor Armando Pombeiro premiado pela Sociedade Francesa de Química
No dia 10 de maio de 2019, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa , decorreram as “Jornadas da Química Tecnológica”.
Share Aula de Jubilação do Professor Carlos Castro das Jornadas da Química Tecnológica
Cooperation with Beijing University of Chemical Technology (BUCT), China
Decorrente da assinatura, na Reitoria da Universidade de Lisboa (ULisboa), de um Protocolo entre esta Universidade e a Beijing University of Chemical Technology (BUCT), o Colégio de Química da ULisboa (CQUL) foi convidado pela BUCT para visitar aquela Universidade Chinesa.
Share Cooperação com a Beijing University of Chemical Technology (BUCT), China
Highly Cited Researchers 2018
A Universidade de Lisboa tem quatro cientistas na lista Highly Cited Researchers 2018 . Esta lista inclui os autores dos artigos científicos mais influentes no mundo, incluindo apenas 1% dos mais citados, por área científica.
Share Universidade de Lisboa tem 4 investigadores no top dos artigos mais citados no mundo.
Call for abstracts | 2.º Encontro do Colégio de Química da ULisboa
Nos dias 4 e 5 de dezembro realiza-se, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, o 2.º Encontro do Colégio de Química.
Share Call for abstracts | 2.º Encontro do Colégio de Química da ULisboa