Eventos

O CQUL organiza eventos de cariz científico direcionados a estudantes, docentes e investigadores da ULisboa, recebendo também indivíduos de outras instituições do ensino superior

1º Encontro do Colégio de Química (1ECQUL) - A Química na Investigação da ULisboa
Decorrido de 20 a 21 de julho de 2017, no Salão Nobre da Reitoria, e tendo como destinatários os investigadores da ULisboa, contou com a presença de mais de 200 pessoas. O programa envolveu quatro lições plenárias, 22 comunicações orais, 21 flash e 124 em painel.

2º Encontro do Colégio de Química (2ECQUL) - UL Chemistry PhD Meeting
Teve lugar a 4 e 5 de dezembro de 2017, no Salão Nobre da Reitoria, e foi direcionado aos alunos de Doutoramento da ULisboa. Dos 123 participantes inscritos, 14 comunicações orais e 19 flash foram apresentadas, bem como 27 posters. O programa incluiu ainda três lições plenárias e uma sessão Alumni.

3º Encontro do Colégio de Química (3ECQUL) - Chemistry at ULisboa & 2018 Summer School
Tendo por alvo os estudantes e investigadores da ULisboa, decorreu de 27 a 29 de junho de 2018 no Salão Nobre e no Complexo 3I da Reitoria da ULisboa. O "Chemistry at ULisboa" contou a presença de diversos oradores convidados, nacionais e estrangeiros, bem como com comunicações orais (12), flash (10) e em painel (113) num total de 217 participantes. A "2018 Summer School" foi assistida por 80 participantes e contou com lições sobre empreendedorismo e ferramentas tecnológicas relevantes em Química (como RMN, EM, microscopia eletrónica, bio-imagem e métodos computacionais), dadas por um leque diversificado de oradores convidados.

4º Encontro do Colégio de Química (4ECQUL) - Chemistry: Shaping the Future & 2019 Summer School
Terá lugar de 16 a 19 de julho de 2019, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa, e contará com um programa diversificado compreendendo um Congresso de Investigadores e Estudantes, um Workshop com o Setor Industrial e uma Escola de Verão.
link para inscrição: AQUI

Ação de Formação: À descoberta da Química no laboratório: composição e equilíbrio químico - FCUL
O Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências vai, novamente, realizar de 18 de junho a 23 de julho de 2019 uma Ação de Formação para Professores do Ensino Básico e Secundário na área das Ciências Químicas (Grupo 510), intitulada À descoberta da Química no laboratório: composição e equilíbrio químico, que visa o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências laboratoriais cruciais ao bom desempenho docente. As professoras responsáveis são a Prof. Estrela Melo Jorge (Coordenadora da Licenciatura em Química do DQB) e a Prof. Margarida Meireles.

Para mais informações visitem a página do evento.

Curso De Formação “Técnicas Electroquímicas - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)
Esta é destinada a professores que lecionam ou possam vir a lecionar as disciplinas de Físico-Química do 3º ciclo do Ensino Básico e as disciplinas de Física e Química dos 10º e 11º anos e Química do 12º ano. Tem o objetivo de promover a atualização e o aprofundamento de conhecimentos na área da Eletroquímica, dando particular ênfase à componente experimental, de modo a contribuir para o aperfeiçoamento das competências profissionais e aumento do potencial de motivação para investigar e inovar no âmbito da Ciência e Tecnologia.

Para mais informações consultem o flyer do evento.