fbpx Apresentação do Colégio de Química da ULisboa | ULisboa

19 de Outubro de 2016
Salão Nobre, Reitoria da Universidade de Lisboa

Apresentação do Colégio de Química da ULisboa

A Universidade de Lisboa irá fazer o lançamento oficial do Colégio de Química no próximo dia 27 de outubro, em cerimónia que se inicia às 17h30, no Salão Nobre da Reitoria.

Share Apresentação do Colégio de Química da ULisboa

Na mesma ocasião serão entregues os Prémios Científicos ULisboa/Santander Universidades, aos investigadores que mais publicaram nos últimos anos, em alguns dos domínios da Engenharia, da Motricidade Humana e da Agronomia.

O novo Colégio de Química integra numerosos professores e investigadores de diferentes Escolas da Universidade de Lisboa, que no seu conjunto abarcam as disciplinas da área da química.

A Reitoria da Universidade de Lisboa comparticipará no financiamento deste colégio por um período de 3 anos, de forma acompanhada, findos os quais se espera que, à semelhança dos Colégios que o precederam, tenha adquirido autonomia financeira para o seu funcionamento. Esta comparticipação poderá ser complementada com outras fontes de financiamento resultantes de projetos em que o colégio venha a participar.

No decurso do processo de criação da Universidade de Lisboa, foi estabelecido o objetivo de criação de novos níveis de organização interna, que aditassem dinamismo e articulação entre saberes, sem que fosse posta em causa a estrutura tradicional. Uma das formas de consubstanciar esta nova dimensão tem sido a criação dos Colégios, a par de outras iniciativas de carácter mais restrito, mas de igual importância como são: a execução de projetos de investigação, projetos de cooperação com o exterior, novas ofertas formativas e coordenação de iniciativas em áreas disciplinares comuns a várias escolas.

Os Colégios revestem um carácter de unidade de investigação multi e trans-disciplinar da universidade, abrangendo também o ensino, sendo baseados na cooperação entre docentes e investigadores de escolas diferentes e centrados em iniciativas conjuntas que, pelo seu carácter transversal possam beneficiar da interação dos seus membros. Esta será mesmo a sua principal função: promover a interação entre docentes e investigadores de diferentes escolas da universidade que se associam em torno de uma iniciativa comum ou do desenvolvimento de novas áreas transversais do conhecimento.

Convite

tel.: