fbpx Cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Roberta Metsola | ULisboa

Cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Roberta Metsola

Doutor Honoris Causa ULisboa Roberta Metsola
19 de Abril de 2024
10:30
Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas

Cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Roberta Metsola

A Cerimónia de atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa a Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, terá lugar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas, da Universidade de Lisboa, no próximo dia 19 de abril de 2024, às 10h30, na Aula Magna Professor Adriano Moreira.

Share Cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Roberta Metsola

Biografia

Roberta Metsola é Presidente do Parlamento Europeu (PE), o segundo maior parlamento do mundo. É licenciada em Direito, com uma especialização em Direito e Política da União Europeia, e tem um mestrado em Estudos Europeus, pelo Colégio da Europa, em Bruges.

Anteriormente, foi Primeira Vice-Presidente do Parlamento Europeu, tendo, entre outras, a responsabilidade de acompanhar os Parlamentos Nacionais, o que tornou a sua relação com a Assembleia da República extremamente importante durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Antes de ser eleita deputada ao PE, exerceu funções na Representação Permanente de Malta junto da União Europeia (UE), tendo sido consultora jurídica do então Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

É a terceira mulher a ocupar o cargo de Presidente do PE, depois de Simone Weil (1979-82) e Nicole Fontaine (1999-2002), ambas de nacionalidade francesa. É a Presidente mais jovem de sempre da instituição, tendo sido eleita com uns impressionantes 74% dos votos.
 

Programa
10h00 – Formação do Cortejo Académico

R.S.F.F. até ao dia 15 de abril para eventos@iscsp.ulisboa.pt
Traje Académico ou Fato Escuro

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER