fbpx Introdução à biologia circadiana médica | ULisboa

Introdução à biologia circadiana médica

Saúde, Ciências do Desporto
Formação Básica
Unidade Orgânica
Faculdade de Medicina

Professor Responsável
Cátia Cristina Peixinho Reis
5 dias
Ano / Semestre
  • 2022/2023
  • 2º Semestre
Idioma de Lecionação
Regime
Início da Candidatura
03/04/2023
Início do Curso
22/05/2023
Este curso foi desenvolvido para uma ampla gama de alunos que procuram uma base de princípios e lições básicas e práticas em saúde e bem-estar, incluindo investigadores, médicos e outros que procuram preparação especializada para a prática da biologia circadiana em sala de aula, laboratório, hospital ou clínica. Este curso destina-se a alunos de pós-graduação de todas as áreas, mas também deve ser de interesse para quem já se encontra no mercado de trabalho e para quem os ritmos biológicos são fatores-chave (por exemplo, medicina, desporto, farmácia, psicologia, enfermagem). O conteúdo da unidade curricular incidirá sobre os fundamentos dos ritmos biológicos e as suas aplicações práticas nomeadamente: - Conceitos básicos de ritmos circadianos; - Fundamentos moleculares, celulares e neurais dos relógios circadianos; - Sincronização do ritmo circadiano com o ciclo dia-noite de 24 horas; - Regulação circadiana da fisiologia, metabolismo e sono; - Desincronização circadiana e o seu papel na sintomatologia e etiopatogenia da doença; - Métodos de investigação circadiana em modelo animais e humanos; - Métodos e protocolos para análise circadiana, do molecular ao clínico; - Considerações circadianas no diagnóstico e terapia médica (cronoterapia); - O futuro da medicina circadiana translacional e personalizada; - Biologia circadiana e sociedade.
Sumário

Até à 50 anos atrás o tema do nosso curso era ainda um mistério: a existência e função de mecanismos biológicos inatos para reconhecer a hora, local do dia, e medir a passagem do tempo (“relógios” endógenos circadianos). Embora o impacto cognitivo, médico e social do tempo faça parte da experiência de vida de todos, para a maioria dos investigadores e profissionais biomédicos existe uma lacuna no seu conhecimento fundamental e funcional nesta área. Este curso foi desenvolvido para uma ampla gama de candidatos que procuram uma base de princípios básicos e lições práticas em saúde e bem-estar, incluindo investigadores e clínicos que procuram uma preparação especializada para a prática da biologia circadiana em sala de aula, laboratório, hospital ou clínica. Este curso está aberto a alunos de Mestrado, Doutoramento ou mesmo profissionais que trabalhem em diferentes áreas onde o conhecimento em biologia circadiana é essencial (p.e. medicina, desporto, farmácia, psicologia, enfermagem).

Custo
300€ for external students and free for all the CAML students
Condições de Acesso
Candidatos: Estudantes nacionais e internacionais de graduação e pós-graduação de qualquer área biomédica (Medicina, Biologia, Bioquímica, Farmácia, Enfermagem, Veterinária Medicina, etc); Candidatos de qualquer área interessados ​​no tema; Acesso gratuito a Alunos da FMUL-CAML. Os candidatos externos serão aprovados por ordem de chegada até o as vagas externas são preenchidas e mediante aplicação de carta de motivação. Adicional os candidatos serão colocados em uma lista de espera em caso de desistência. Aos alunos da FMUL-CAML é solicitada uma carta de motivação no caso de seleção obrigatório.

Parceiros e Apoios

Parceiros
Colaboração pontual do docente William Shwartz; Dell Medical School, Texas University in Austin